.

MAL DE ULISSES 2023

Rui Catalão

projeto teatral de Rui Catalão junto das comunidades migrantes

 

Portugal testemunhou na sua história recente duas experiências migratórias pouco estudadas: quem saiu do país durante a ditadura e quem chegou na era da União Europeia. Fresco de uma sociedade portuguesa em rápida transformação, MAL DE ULISSES põe em diálogo testemunhos de um país a desaparecer e de outro a emergir.

Epopeia traumática daqueles que abandonaram os seus países de origem em busca de outro futuro, em MAL DE ULISSES velhos e jovens migrantes contam a sua história: porque deixaram a sua família, o seu modo de vida, e os problemas de adaptação que enfrentaram.

 

Com criações distintas, adaptadas aos locais de apresentação, e elencos constituídos por imigrantes ou seus descendentes, MAL DE ULISSES desenvolve-se em várias regiões de norte a sul do país. Este modelo de trabalho preconiza a autonomia progressiva dos grupos locais.

 


 

 

Concepção, dramaturgia, texto e encenação: Rui Catalão

Performers: Natacha Campos, Benedito José, Peter Arcanjo, Rute Rocha Ferreira

Entrevistas: Madiu Furtado

Produção: Irreal/Produções Independentes

Apoios: Fundação GDA

Coproduções: Festival Todos (Lisboa), Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo (Beja), Binaural Nodar (Vouzela) e Teatro das Figuras (Faro)